A consultoria internacional Brand Finance revelou a lista das 500 marcas mais valiosas do mundo, destacando a Apple como a líder, com um valor de 516,6 bilhões de dólares. Na sequência, aparecem Microsoft (340,4 bilhões de dólares), Google (333,4 bilhões de dólares), Amazon (308,9 bilhões de dólares) e Samsung Group (99,4 bilhões de dólares).
O relatório completo será apresentado nesta quarta-feira, 17, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Este estudo é amplamente respeitado e utilizado por investidores, empresas e empresários para a definição de estratégias e ações de mercado.
Para elaborar o ranking, a Brand Finance considera o reconhecimento das marcas, sua importância e reputação junto à sociedade. O engajamento espontâneo do público também é um fator avaliado pela consultoria.
Em 2024, a Apple alcançou um crescimento significativo no valor de sua marca, aumentando de 219 bilhões de dólares para 517 bilhões de dólares, recuperando assim o título de marca mais valiosa do mundo. Este crescimento ocorreu apesar da estagnação nas vendas do iPhone, sendo impulsionado pela estratégia de expansão em novos mercados, desenvolvimento de ecossistemas e incentivo às atualizações para aparelhos de maior valor. A Apple mantém uma posição dominante no mercado de smartphones de ponta, com uma participação de 71%.
David Haigh, presidente e CEO da Brand Finance, destacou que o aumento no valor da marca Apple é resultado de uma diversificação estratégica e da capacidade de cobrar um valor premium, reconhecido por mais de 50% dos entrevistados na pesquisa.
Outro destaque do ranking foi a Nvidia, que registrou um crescimento de 163% no valor de sua marca, alcançando 44,4 bilhões de dólares. A empresa, conhecida por seus chips de inteligência artificial, é percebida como altamente inovadora, com níveis crescentes de familiaridade, consideração e recomendação.