O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou novas orientações para os beneficiários do Bolsa Família sobre como contestar transferências fraudulentas. Recentemente, agentes maliciosos têm enviado mensagens de texto (SMS) com links que podem levar ao roubo do benefício.
Segundo o MDS, os beneficiários que foram vítimas de fraudes e tiveram seus valores indevidamente retirados podem seguir um procedimento para contestar estas transferências e tentar recuperar seus fundos. Os detalhes foram oficialmente divulgados nesta quarta-feira, dia 28.
Formas de Contestação no Bolsa Família
Ir à Caixa Econômica Federal
Uma das formas de contestar é comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal, munido de CPF e um documento de identificação. A Caixa é responsável pelo pagamento do benefício e pode ajudar a resolver a questão diretamente.
Como Contestar Transferências pelo Aplicativo Caixa Tem?
Outra maneira eficaz de resolver o problema é utilizando o aplicativo Caixa Tem. O processo é simples e pode ser feito de qualquer lugar com acesso à internet. Veja o passo a passo:
- Abra o aplicativo Caixa Tem;
- Dirija-se ao ícone “Ajustes”;
- Depois clique em “Minha conta”;
- Selecione “Contestar transação”;
- Escolha o valor a ser contestado;
- Responda às perguntas de segurança.
Ao final, aparecerá a mensagem: “Contestação solicitada com sucesso”. O prazo de análise dessa contestação é de até dez dias úteis.
Como Proceder em Caso de Golpes?
O Ministério do Desenvolvimento Social alerta que, nesta semana, foram identificados indícios de golpes direcionados aos beneficiários do Bolsa Família. Golpistas enviam SMS solicitando que o usuário clique em links suspeitos, com o intuito de capturar informações pessoais e dados bancários, uma prática conhecida como phishing.
Para minimizar os riscos, o ministro Wellington Dias enfatiza que a comunicação oficial do MDS com os beneficiários é feita exclusivamente por extratos bancários e pelo aplicativo Bolsa Família.
Lista de Prevenção Contra Fraudes
- Nunca clique em links enviados por SMS, não autorizados pelo programa;
- Registre um Boletim de Ocorrência caso suspeite que suas informações foram comprometidas;
- Utilize sempre os canais de comunicação oficiais;
- Mantenha seus dados pessoais e bancários seguros;
- Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal ou o MDS.
O Que Fazer se Receber SMS Suspeito?
Se você receber uma mensagem de texto apontando para um link suspeito, não clique! Informe imediatamente a Caixa Econômica Federal e, se possível, registre uma ocorrência. Os beneficiários são orientados a se manterem atentos e a buscarem ajuda pelos canais oficiais sempre que necessário.