O Itaú Unibanco e a Rede lançaram uma solução que revolucionará o uso do Pix em transações presenciais: o Pix por aproximação.
A partir de outubro, as maquininhas da Rede, conhecidas como “Laranjinhas”, aceitarão pagamentos por Pix usando tecnologia NFC.
Assim, não será necessário acessar o aplicativo do banco, tornando o processo mais rápido e fácil. Esta inovação é pioneira no mercado de pagamentos brasileiro.
Pix por Aproximação
“A solução do Pix por aproximação surgiu em meio à nossa busca constante por melhorar a experiência dos clientes. Desenvolvemos uma ferramenta que permitisse levar a experiência para os mesmos níveis de facilidade e fluidez de quando utilizamos o celular para pagar com cartão de crédito ou débito”, explica Angelo Russomanno, diretor de Pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco.
O consumidor poderá realizar um Pix apenas aproximando o celular da maquininha. Com essa solução, o tempo de transação será reduzido de 36 segundos para apenas 6 segundos.
“O pagamento via NFC teve muita aderência entre os consumidores brasileiros. Dados indicam que 57,7% das transações no mundo físico são feitas com essa tecnologia. Além de ser uma experiência rápida, ele oferece uma camada adicional de proteção com a autenticação”, destaca Mario Miguel, diretor de Pagamentos para Pessoa Física do Itaú Unibanco.
Além da agilidade, a segurança é um ponto forte dessa nova solução. Cada transação será autenticada com senha ou biometria do pagador, sem a necessidade de acessar o aplicativo do banco.
O valor da compra será exibido no celular do cliente antes da finalização. Todo o processo é viabilizado pela tecnologia de iniciação de pagamentos sem redirecionamento, parte da agenda de inovação do Open Finance liderada pelo Banco Central.