A partir desta quarta-feira, 4 de setembro de 2024, São Paulo começa a operar a primeira praça de pedágio sem cancela do estado, localizada na SP-333, em Itápolis.
Este novo modelo, chamado “free flow”, introduz uma tecnologia inovadora que promete transformar a experiência dos motoristas nas rodovias.
Tecnologia e Operação
O sistema free flow substitui as tradicionais praças de pedágio com cancelas por pórticos equipados com tecnologia avançada.
Esses pórticos utilizam câmeras e sensores para identificar automaticamente os veículos que passam, sem necessidade de parada.
Para motoristas com TAGs, como Sem Parar e Veloe, a cobrança é processada automaticamente. Aqueles sem TAG terão um período de 15 dias para pagar o pedágio sem multas.
Vantagens do Novo Sistema
O principal benefício do sistema free flow é a agilidade no trânsito. Sem filas e paradas nas praças de pedágio, o fluxo de veículos será mais contínuo, tornando as viagens mais rápidas e menos estressantes.
- Desconto de Usuário Frequente: Reduz o custo para veículos que passam pela mesma praça de pedágio mais de uma vez no mês, com um desconto fixo após a 30ª passagem.
- Desconto Básico da Tarifa: Oferece 5% de desconto para todas as passagens de veículos comerciais e de passeio.
Canais de Pagamento e Expansão
Para motoristas sem TAG, a EcoNoroeste disponibiliza diversos canais de pagamento, incluindo site, aplicativos, WhatsApp e postos de atendimento ao longo da rodovia. A expectativa é que o sistema seja expandido para outras rodovias estaduais em breve.
A introdução do pedágio sem cancela não só moderniza a cobrança, mas também pode influenciar a infraestrutura rodoviária e as empresas de TAG.
Com a ampliação do sistema, espera-se um aumento significativo no uso das TAGs e, consequentemente, nas transações eletrônicas. Testes anteriores em outras regiões e rodovias têm ajudado a ajustar o sistema para garantir sua eficácia.